VILA VELHA: Educação ambiental crianças participam de ação de proteção às tartarugas

8

Proteger as tartarugas marinhas através da conscientização infantil. Esse foi o principal objetivo da Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), realizada em conjunto com o Projeto Tamar, no domingo (10), na Praia da Costa.
O trabalho contou com uma miniexposição do Projeto Tamar e também com uma oficina infantil de pintura e desenho.

“O objetivo maior foi sensibilizar as crianças e por consequência as famílias a respeito da presença das tartarugas marinhas em nosso litoral, os locais de desova que porventura possam existir essa espécie, que merece extremo cuidado da população que frequenta a praia”, afirmou a coordenadora municipal da Educação Ambiental (CEA) da Semma, Flávia Maciel.

A questão do lixo na praia também foi tratada durante a ação. “Afeta diretamente não só a vida marinha, mas também a dos banhistas”, acrescentou Flávia.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar protege as praias em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas. Muitos ninhos ficam em praias movimentadas e podem ser pisoteados ou atacados por animais domésticos.

O lixo na areia, atrapalha as fêmeas que querem construir os ninhos e os filhotes que precisam chegar ao mar, além de poder ser confundido como alimento podendo matar o animal. Mas, a principal ameaça é a pesca incidental. As tartarugas ficam presas aos anzóis e redes, não conseguem subir à superfície e acabam morrendo afogadas.

DA REDAÇÃO DO JORNAL A ILHA | COM INFORMAÇÕES Secretaria de Meio Ambiente Texto: Rovena Cruz

Comentários Facebook