Senadora Rose vai presidir CPI de Brumadinho

20

A senadora Rose de Freitas (PODE-ES) foi eleita nesta quarta-feira (13) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado que vai investigar as causas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

A tragédia, que aconteceu dia 25 de janeiro, já registra 201 pessoas mortas e 107 que continuam desaparecidas, de acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais. A CPI, com previsão inicial para durar 180 dias e com limite de gastos de R$ 110 mil, também vai estudar e propor modificações na legislação ambiental.

“Esta CPI terá começo, meio e fim”, garantiu Rose. “Este trabalho não pretende ser mais um (que ostente) o protagonismo de parlamentares para falar sobre aquilo que foi uma tragédia nacional; da qual nós não ficamos tão alertas para dizer que, no passado, poderíamos ter cobrado eficiência na legislação, ter uma legislação mais rigorosa. Nada disso. Então se agora, neste contexto, tendo uma Comissão Parlamentar de Inquérito, (queremos) que ela seja breve, eficiente e verdadeira. E conclusiva”, completou Rose.

A senadora enfatiza sua intenção de diminuir o prazo de 180 dias da CPI, com o objetivo de aumentar a eficiência das investigações.

“É evidente que eu vou depender de que todos comunguem da mesma ideia. De que a gente diminua o prazo e trabalhe a todo vapor. Que seja investigativa, inclusive para estar no local, conhecer os verdadeiros depoimentos técnicos e pessoais de pessoas, da fiscalização, do trabalho dessa tragédia. Ninguém vai negar que houve negligência. Ninguém vai negar a importância da Vale para o Brasil, como tinha para Brumadinho. Mas também ninguém vai negar a evidência dessa tragédia. Então, se é para fazer, vamos fazer direito”, concluiu Rose.

Juntamente com a senadora, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi eleito vice-presidente da comissão. E o senador Carlos Viana (PSD-MG), indicado por Rose, será o relator. Viana, inclusive, ficou de apresentar um plano de trabalho na próxima terça-feira (19), às 9 horas, em reunião da CPI no Senado.

Convocação – Além da definição dos membros da CPI de Brumadinho, um requerimento do senador Otto Alencar (PSD-BA) para convocação do presidente e ex-presidente da Vale para dar explicações sobre o rompimento da barragem foi aprovado nesta quarta. Rose ressalta que a convocação “deve ser feita e deve ser aceita”.

Lista completa dos integrantes da CPI de Brumadinho:

– Rose de Freitas (PODE-ES)

– Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

– Carlos Viana (PSD-MG)

– Antonio Anastasia (PSDB-MG)

– Selma Arruda (PSL-MT)

– Jorge Kajuru (PSB-GO)

– Wellington Fagundes (PR-MT)

– Dário Berger (MDB-SC)

– Márcio Bittar (MDB-AC)

– Telmário Mota (PROS-RR)

JORNAL A ILHA COM INFORMAÇÃO / ASSESSORIA DA SENADORA

Comentários Facebook