Câmara homenageia personalidades femininas, entre elas a Vice-governadora, em sessão solene

40

Uma noite memorável para as vinte e nove homenageadas na Sessão Solene que marcou a celebração do Dia Internacional da Mulher pela Câmara Municipal de São Mateus, especialmente para Jacqueline Moraes, a primeira mulher da história do Espírito Santo a se tornar vice-governadora. Ela veio ao município especialmente para receber a comenda, conquistada por sua história de cidadã vencedora.

TRAJETÓRIA
Até chegar à vice-governadoria do estado, Jacqueline percorreu um duro caminho na periferia. Já foi camelô, líder comunitária, vereadora em Cariacica e ativista pelo empoderamento feminino, bandeira que ela continua defendendo, agora no governo de Renato Casagrande.
Jacqueline agradeceu à câmara pelo reconhecimento. “É uma honra poder receber esta homenagem numa cidade que é tão simbólica para mim, é o berço onde chegou os negros aqui. E eu, representando estas mulheres, as mulheres negras, tenho a honra de receber este título”, disse a vice-governadora.

DESIGUALDADES
Proposta pela vereadora Jaciara Teixeira, única mulher vereadora, através de requerimento aprovado em plenário, a solenidade de entrega de títulos de honra ao mérito a vinte e nove cidadãs, ocorreu na última sexta-feira (08), no auditório da Escola Viva Marita Motta Santos (antigo Polivalente).
Para a vereadora, o dia da mulher serve para refletir e buscar metas constantes contra as desigualdades, entre elas o espaço na vida pública. “Infelizmente tem-se ainda um grande preconceito, nós temos ainda poucas mulheres na política, como a nossa câmara, e não é só aqui, é no país inteiro. A representação das mulheres neste espaço de poder é muito pequena, então a gente tem muito ainda que avançar, muito que lutar por esta igualdade”, afirmou Jaciara.

IMPORTÂNCIA
O presidente da câmara, Jorginho Cabeção lamentou os episódios de violência contra a mulher no Brasil e destacou a importância da homenagem. “A gente vê hoje lamentavelmente pelo país afora as agressões contra as mulheres e nada mais justo que a gente parabenizar estas guerreiras, que estão resistindo a uma parte da sociedade machista e covarde. A gente observa que a mulher é símbolo do amor e está ocupando seu espaço na sociedade”, pontuou Jorginho.

RESPEITO
De acordo com o vereador Jerri Pereira, a entrega de títulos significa o reconhecimento do Poder Legislativo à mulheres de destaque na sociedade. “Prestamos essa homenagem especial a mulheres exemplares em suas profissões, na vida familiar e na convivência solidária com o próximo. São pessoas dignas do nosso respeito e suas lições de vida nos inspiram como cidadãos deste município”, ressaltou Jerri.

Além da placa alusiva à data, as personalidades femininas receberam orquídeas e rosas.
A palestra da noite ficou por conta da coaching Adriana Barbosa.

HOMENAGEADAS PELOS VEREADORES
Ataides Anceshi Vinturini, Maria José Batista Matachon (vereador Ajalírio Caldeira).
Adinéa Emidre, Sueli Motta (vereador Antônio Luiz Cardoso, o Temperinho).
Emilia Westphal, Rosimare Pereira de Lima (vereador Aquiles Moreira).
Ivaneide Rodrigues Vieira, Rosa de Lima Charile Bonomo (vereador Carlos Alberto Gomes).
Aldenita Gomes Pereira, Denice Maria dos Santos (vereador Doda Mendonça).
Jenifer Rodrigues da Silva, RosimarJosefe (vereador Francisco Amaro).
Carmelita de Jesus Pessoti, Maria de Lourdes Coimbra de Macedo (vereadora Jaciara Teixeira).
Arlinda Maria Gonçalves Caran, Lucineide Fonseca da Silva (vereador Jerri Pereira).
Adriana Carvalho dos Santos Recla de Jesus, Elizangela Caetana da Silva (vereador Jorginho Cabeção).
Ana Rita Menezes de Miranda, Elcia Maria Rodrigues (vereador Jozail Fugulim).
Eronice Pereira Nunes, Maria da Penha Venturini Zancanella (vereador Paulo Chagas).

HOMENAGEADAS DA MESA DIRETORA
Vice-governadora Jacqueline Moraes da Silva Avelina, Adriana Maria Barbosa, Bruna Bonomo Graciano,Elisangela Cristina do Nascimento.

HOMENAGEADAS COM MENSÃO HONROSA
Andréa Teixeira Magalhães, Rúbia Schueng, Vanete Miguel Timoteo.

DA REDAÇÃO DO JORNAL A ILHA | COM INFORMAÇÕES Secretaria de Comunicação/CMSM

Comentários Facebook