Incêndios na área do aeroporto de São Mateus deixa Bombeiros em estado de alerta

201

Uma sequência de três incêndios na área do aeroporto de São Mateus, no Bairro Aviação entre sexta-feira da semana passada e esta segunda-feira (4) está deixando os moradores da região em estado de alerta. Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros também está preocupado com a situação, devido à existência de tanques de combustível no local para abastecimento de aeronaves, pertencente a uma empresa particular.

Desde que começaram os incêndios o vereador Jerri Pereira cedeu equipamentos para que a parte de vegetação do interior do aeroporto fosse roçada. “Se isso não tivesse acontecido, a situação seria ainda pior”, comentou.

Dos três últimos incêndios que atingiram a área de vegetação do aeroporto, este último, na noite desta segunda ocorreu próximo aonde funcionava a Secretaria de Desenvolvimento do município e estão localizados os tanques, mas segundo o major Sartório, comandante do Corpo de Bombeiros, não há riscos de uma explosão porque os tanques estão vazios.

O major prefere acreditar que o incêndio tenha sido iniciado devido ao mago estar seco em função da longa estiagem que acontece no município de São Mateus, mas alerta que uma simples guimba de cigarro jogada na vegetação pode dar início a um incêndio, lembrando que no caso deste início de semana os bombeiros tiveram grande trabalho para debelar as chamas.

O incêndio desta segunda-feira começou por volta das 23 horas e deixou preocupada as famílias que moram não apenas no bairro Aviação como em um raio de 2 quilômetros que compreende o Residencial Blocos até o bairro Fátima, na região do Sesc.

No dia 23 de janeiro ocorreu o primeiro incêndio na área de vegetação que se alastrou por uma grande área. As chamas começaram próximo a cabeceira 26 da pista, com suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Mateus, o fogo foi colocado por uma pessoa, que não foi identificada, e se alastrou rapidamente por conta do mato seco e forte calor. No entanto, as chamas foram controladas pela equipe de combate a incêndio e ninguém ficou ferido.

O fogo também atingiu um equipamento de balizamento da pista. O operador de abastecimento do aeroporto, Gabriel Caiuby, alerta na ocasião para o perigo de colocar fogo no local, já que existem dois tanques de combustível no aeroporto.

Segundo ele, as pessoas precisam evitar atear fogo ao lixo e mato em terrenos que ficam nas redondezas do terminal, por conta do material inflamável e alto risco de acidentes graves.

Um detalhe que chama a atenção é o fato de que os incêndios poderiam ter sido evitados caso a Prefeitura de São Mateus que é quem administra o aeroporto, tivesse o cuidado de manter o local limpo.

Desde que começaram os incêndios o vereador Jerri Pereira cedeu equipamentos para que a parte de vegetação do interior do aeroporto fosse roçada. “Se isso não tivesse acontecido, a situação seria ainda pior”, comentou.

DA REDAÇÃO DO JORNAL A ILHA / HILMAR DE JESUS 

Comentários Facebook