Fiscalização Ambiental apreende caranguejo em Conceição da Barra

191
Foto: Vanderson Mota Rocha
A Secretaria de Meio Ambiente de Conceição da Barra aprendeu no último domingo (27/01/2019) mais de 12 dúzias de caranguejo-uçá em uma ação conjunta com a Polícia Ambiental de São Mateus.
Um suspeito foi abordado pelos fiscais carregando dois sacos em uma bicicleta na região da Guaxindiba, quando foi verificado o conteúdo nos sacos, constatou-se que eram caranguejos.
O indivíduo recebeu uma atuação, os produtos foram apreendidos e os caranguejos levados para serem soltos no manguezal novamente.
“Estamos na época conhecida como andada, período este em que os caranguejos saem de suas tocas para se reproduzir e acabam ficando muito vulneráveis à captura”, explicou o Secretário de Meio Ambiente André Tebaldi.
Por meio do Decreto Municipal 5.072/2019, Conceição da Barra proibiu a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento, e a comercialização dos indivíduos do caranguejo-uçá para os 04 períodos de andada:
1º período de 23 a 30 de janeiro de 2019;
2º período de 21 a 28 de fevereiro de 2019;
3º período de 23 a 30 de março de 2019;
4º período de 21 a 28 de abril de 2019.
Tebaldi explica ainda que “é muito importante para perpetuação da espécie o respeito aos períodos reprodutivos, pois é nessa época que ocorre a reposição do estoque desse recurso pesqueiro tão apreciado pela culinária capixaba”. Detalha também que “cada região, em virtude das condições climáticas, temperatura da água, ciclo hidrológico, salinidade, fase da Lua, a espécie se reproduz em período diferente.
É importante conhecer e respeitar o período da andada em sua região para que essa espécie não entre em risco de extinção como foi o caso do Goiamun, cuja captura é oficialmente proibida em qualquer época do ano em todo País.
JORNAL A ILHA COM INFORMAÇÃO / Texto de: André Luiz Campos Tebaldi
Comentários Facebook