Especialistas de vinhos franceses em evento inédito em Vitória

A degustação técnica ‘Vin Et La Santé’ receberá pela primeira vez duas autoridades de vinhos do mundo vindos direto da França, Bernard Hudelot e Jean Claude Cara

13
Degustação de vinhos franceses (Foto: Kalebe/Divulgação)

Para quem quer aprofundar seus conhecimentos em vinhos franceses de longa guarda, Vitória será palco de uma degustação técnica inédita de vinhos franceses. O evento ‘Vin Et La Santé’ acontece dia 27 de novembro, no Golden Tulip, organizado pela sommelier Stella Maris Pires. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.

O evento terá a presença de Bernard Hudelot, reconhecido como uma das maiores autoridades em vinhos do mundo e um dos mais respeitados vitivinicultores da Borgonha.

Grande bioquímico, Phd em Viticultura pela Universitè de Bougogne, e há 25 anos professor de enologia e bioquímica na Universitè de Dijon, ele é um dos mais importantes enólogos da Europa, responsável por grandes estudos sobre os antioxidantes na vida humana, e descobertas sobre o resveratrol, e como os polifenóis agem no tratamento contra as células do câncer.

Proprietário do Chateau de Villars-Fontaine, localizado nas Hautes-Côtes de Nuits, próximo da região de Nuits-St-Georges, começou a produzir vinhos em 1973, revitalizando os vinhedos da família, na região há quase mil anos.

Ao lado de Bernard, quem também desembarca por aqui para compartilhar seus conhecimentos é Jean Claude Cara, renomado consultor de vinhos de guarda e escritor franco-brasileiro, autor do livro “Vinhos da Borgonha-História, Tradição e Cultura’, livro que mapeia vinhedos, explica conceitos, desmistifica alguns lugares comuns sobre os preços altos dos vinhos da região, dá dicas de turismo e discorre sobre temas muito vastos como vinificação, relação do homem com a terra, tradições, gastronomia, harmonizações e muito mais. Jean possui sua loja de vinhos envelhecidos em Beaune, França, a famosa Cavisteria. Durante o evento em Vitória, ele também irá autografar seu livro.

O evento ‘Vin Et La Santé’ é organizado pela sommelier capixaba Stella Maris Pires, que possui cerificado WSET, a Escola de vinhos e destilados com sede em Londres mais respeitada do mundo. Stella morou e estudou Restauração de Afrescos e Esculturas em pedras pelo Governo Italiano em Padova, Itália.

A sommelier usa o o know how adquirido com os estudos em geologia, química e biologia durante o curso de restauração para entender melhor os solos na sua mineralidade e como influenciam nas propriedades organoléticas do vinho. Em Vitória, Stella realiza eventos de enogastronomia mais técnicos, com o objetivo de contar a cultura dos territórios através do vinho.

Serviço:
‘Vin Et La Santé Vitória’ – degustação técnica de vinhos franceses
Quando: 27 de novembro
Horário: 19h30 às 22h30
Onde: Golden Tulip
Valor: R$ 270,00
Inscrições pelo telefone: (27) 99955-0403

DA REDAÇÃO | COM INFORMAÇÕES TRIBUNA ONLINE

Comentários Facebook