Facebook e Qualcomm desenvolvem Wi-Fi ultrarrápido para áreas urbanas

Gigantes pretendem começar os testes em meados do próximo ano

22
Qualcomm junta-se ao Facebook no projeto Terragraph, que objetiva distribuir Internet rápida em grandes centros (Foto: Divulgação/Facebook)

A Qualcomm e o Facebook agora são parceiras no Terragraph, projeto que tem como objetivo distribuir Internet Wi-Fi de alta velocidade na rua, em grandes centros urbanos. A iniciativa já existe desde 2016, mas o anúncio feito nesta segunda-feira (21) revela que os aparelhos usados no Terragraph terão os novos chipsets pre-802.11ay, baseados em tecnologia proprietária de 60 GHz da Qualcomm. Assim, o roteador vai enviar dados nessa frequência, aumentando a velocidade das conexões de banda larga.

As duas companhias pretendem iniciar os testes com a solução integrada em meados de 2019. Já as experiências do próprio Facebook começaram a ser feitas em 2016, quando o projeto foi anunciado. O sistema foi primeiramente testado no centro de San José, na Califórnia, e já demonstrou atingir velocidades totais de 2,1 Gb/s para um único nó de distribuição.

A tecnologia do Terragraph baseia-se na transmissão de dados no espectro de ondas milimétricas, até 10 vezes mais rápidas que as ondas do Wi-Fi convencional. Ela opera em um sistema multi-nó sem fio, desenvolvido para substituir a fibra ótica na distribuição de sinal.

Outra característica das ondas milimétricas é que elas não podem atravessar paredes ou janelas. Por isso, o atual modelo do Terragraph coloca os nós de distribuição em postes telefônicos e hubs Ethernet ou Wi-Fi, montados no exterior dos prédios. Dessa forma, os dados trafegam ao ar livre, sem entrar nos edifícios e sofrer com a perda de sinal.

Segundo o vice-presidente de conectividade do Facebook, Yael Maguire, o objetivo do projeto é permitir às pessoas que vivem em áreas urbanas ter acesso à conectividade de alta qualidade. “(O Terragraph) pode ajudar a criar novas oportunidades e fortalecer as comunidades”, disse o representante.

DA REDAÇÃO | COM INFORMAÇÕES TECHTUDO

Comentários Facebook