ALMT prepara telas com dados históricos para recepcionar os visitantes

156
Ambientação (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O Programa Ambientação da Assembleia Legislativa está trabalhando na confecção de telas de arte com produtos reciclados e que contarão parte da história de Mato Grosso, seus vultos, fatos históricos e tipos culturais. A meta é concluir dez quadros que serão expostos nos corredores da Casa e que, juntos, vão proporcionar aos visitantes um passeio pelas riquezas culturais e artísticas e pela história política de Mato Grosso e do Brasil.

Uma das telas que já está em fase de conclusão retrata o líder mato-grossense que ficou reconhecido pela campanha Diretas Já. Dante de Oliveira é retratado usando uma faixa da campanha pela eleições diretas, com imagens em tamanho menor, sobrepostas, que mostram a fauna, a flora e a religiosidade mato-grossenses. A tela também será acompanhada de um texto contando a história do líder político que levou o nome do estado ao Brasil.

Noutra obra, o Marechal Rondon e sua luta pelas comunicações. “Marechal Rondon é um ícone da nossa história. Temos homenagens a ele até em museus dos Estados Unidos, então vamos reconhecê-lo aqui, na terra em que ele nasceu”, disse Lilian Gardés, uma das autoras dos quadros. Sim, uma das autoras porque as telas estão sendo feitas numa construção coletiva entre os servidores do programa Ambientação.

Segundo Gardés, o trabalho, em fase não conclusiva, foi iniciado com uma pesquisa sobre arte, cultura e história política de Mato Grosso. Depois de elencados diversos temas e personagens, foi feita uma seleção. Além de Dante de Oliveira e Marechal Rondon, a equipe já selecionou os temas Pantanal Mato-grossense; Igreja de São Benedito e suas festividades; Festa de São Gonçalo e a arte do povo do São Gonçalo;  Danças típicas: cururu e siriri.  Para concluir a coletânea, a equipe ainda escolherá outros três temas ou personalidades.

CARTILHA

Além de presentear a população que visita o Parlamento com a coletânea histórica, o programa Ambientação está preparando uma cartilha educativa. A cartilha conterá todas as ações do programa Ambientação e será apresentada em versão de fácil leitura, com fotos. Ela vai mostrar todas as fases do projeto de educação ambiental, que é desenvolvido na Assembleia Legislativa, com os servidores, e na comunidade, por intermédio das escolas.

Vai mostrar também como a Casa vem conseguindo diminuir o gasto dos recursos públicos com a educação desenvolvida com os servidores, com o programa Ambientação em Ação, no projeto Desperdício Zero. Entre as atitudes novas despertadas nos servidores estão o uso racional dos recursos, como apagar as luzes ao sair do ambiente, adotar um copo durante todo o seu expediente de trabalho e só imprimir o que for realmente necessário.

“Cada servidor que faz um desses gestos está economizando recursos públicos e sendo um cidadão mais consciente, e vamos mostrar na cartilha que isso tem ocorrido aqui na Assembleia”, afirma Lilian Gardés. A coletânea será lançada em 2017 e a cartilha até dezembro de 2016.

Fonte: AL MT

Comentários Facebook